diversidadedigital@googlegroups.com
Podemos utilizar o grupo de e-mails para debater temas que ainda não foram publicados aqui. Me comprometo a postar resumo diário das discussões.
Desconferências sobre cultura digital para preparar o “Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural: práticas e perspectivas”, do Ministério da Cultura em parceria com a Organização dos Estados Americanos
Podemos utilizar o grupo de e-mails para debater temas que ainda não foram publicados aqui. Me comprometo a postar resumo diário das discussões.
Irineu Franco Perpetuo é jornalista, colaborador da Rádio e TV Cultura, do jornal Folha de S.Paulo, da revista Bravo e correspondente no Brasil da revista Ópera Actual (Barcelona). É autor de "Cyro Pereira - Maestro" (DBAEditora, 2005), e co-autor, com Alexandre Pavan, de "Populares & Eruditos"(Editora Invenção, 2001). Traduziu, diretamente do russo, "PequenasTragédias", de Púchkin (Editora Globo, 2006).
Paulo Lima
Hernani Dimantas é coordenador do LIDEC - Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária, da Escola do Futuro - USP; mestre em comunicação e semiótica pela PUC / SP, faz doutorado na ECA - USP, em ciência da comunicação; articulador do MetaReciclagem; autor do livro Marketing Hacker - a revolução dos mercados.
Giuseppe Cocco é cientista político, doutor
Magaly Prado é radiomaker e jornalista. Na Faculdade de ComunicaçãoCásper Líbero, onde fez pós-graduação em Comunicação Jornalística, éprofessora de Produção e Direção de Rádio, no curso de Rádio e TV, e pesquisa sobre webradio no CIP - Centro Interdisciplinar de Pesquisa. Colabora no projeto Audicidades, da Cidade do Conhecimento, da USP. Publicou "Produção de Rádio - Um Manual Prático" pela editoraCampus/Elsevier. Escreve no UOL em formato blog a coluna Notícias sobre Rádio.
Marcos Dantas é professor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio, doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, ex-secretário de Educação a Distância do MEC, ex-membro do Conselho Consultivo da ANATEL. Autor, entre outras obras, de A lógica do capital-informação (Ed. Contraponto, 2002, 2ª ed).Marsal Alves Branco é formado em Publicidade e Propaganda pela Urcamp; tem mestrado em Comunicação pela Unisinos, na linha de Processos Midiático e é doutorando em Comunicação também pela Unisinos, onde pesquisa games. É professor pelo Centro Universitário Feevale nos cursos de Comunicação e Design, e pela Ulbra, pelos cursos de Comunicação e Fotografia. É atual coordenador do Núcleo de Publicidade e Propaganda da Feevale e professor pesquisador integrante do Grupo de Pesquisa de Comunicação e Cultura.
Raphael Prado é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero, de São Paulo. Já trabalhou em todas as formas de mídia "tradicional": impresso, radiofônico, e televisivo. Hoje é repórter do site Terra Magazine.
André Lemos é Doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne. Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e do DECOM da FACOM/UFBa. Pesquisador 1 do CNPq.
Tiago Soares é bacharel em Comunicação Social pela Unesp, com especialização em Marketing pelo Sydney International College (Austrália). Pesquisador atuante da cibercultura, é envolvido em iniciativas e debates sobre comunicação e novas tecnologias livres, tendo trabalhado junto a instituições como o Fórum Social Mundial, Fórum Internacional de Software Livre e Observatorio para la CiberSociedad (Espanha), entre outros. É um dos coordenadores da ONG Rede Livre de Compartilhamento da Cultura Digital – Rede Livre.
Lídia Eugenia Cavalcante tem pós-doutorado em Ciências da Informação pela Université de Montreal – Canadá, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e mestrado
Nelson Pretto é professor adjunto e diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Licenciado em Física e Mestre em Educação também pela UFBA. Doutor pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com um estágio no Centro de Televisão Universitária da Universidade de Milão/Itália.
Yara Guasque (Yara Rondon Guasque Araujo) é artista multimídia e professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC. Graduada em Licenciatura em Artes Plásticas pela FAAP; mestre em Literatura pela UFSC e doutora pelo programa de Comunicação e Semiótica da PUCSP; líder desde 2003 do grupo de pesquisa do CNPq Telepresença em ambientes imersivos, participativos e interativos. Coordenou entre os anos 1999 a 2001 o Perforum Desterro que investigava performances de telepresença; foi pesquisadora visitante entre os anos 2001 e 2002 no Media Interface and Network Design do departamento de Media, Estudos Informacionais e Telecomunicação da Universidade Estadual de Michigan, MSU, EUA; coordenou entre os anos de 2004 a 2006 do grupo Interações Telemáticas (www.udesc.br/perforum); e coordenou e participou em 2006 da exposição de instalações interativas Emparedados (www.ceart.udesc.br/emparedados).
Fernando S. Trevisan é empresário, trabalha com desenvolvimento de sistemas e web-sites desde 1996 e vive com o nariz enfiado nas diversas questões que circundam a rede - desde as bugigangas até ferramentas colaborativas, Barcamps, política e novos meios de negócios.
Pedro Paranaguá é líder de Projetos do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito Rio e gestor dos cursos on line de Direito da FGV Online/Direito Rio. Professor do curso de pós-graduação lato sensu em propriedade intelectual da FGV DIREITO RIO, bem como do GVlaw, FGV-SP. Professor convidado da UFRJ e da UERJ. Mestre (mérito) em Direito da Propriedade Intelectual pela Universidade de Londres, Queen Mary, Reino Unido. Representante da FGV na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), da ONU. Trabalhou por 3 anos no escritório de advocacia Gusmão e Labrunie. Autor da dissertação de mestrado “The Development Agenda for WIPO: another stillbirth? A battle between access to knowledge and enclosure” (2005); , do capítulo “Software Livre como Alternativa de Desenvolvimento e de Negócio: em busca da soberania nacional”, no livro “Propriedade Intelectual: estudos em homenagem à Professora Maristela Basso” (Juruá/2005), e do capítulo “Patenteabilidade de Métodos de Fazer Negócio Implementados por Software” no livro “Aspectos Polêmicos da Propriedade Intelectual” (Lumen Juris/2004), entre outros."
Juliano Spyer (juliano@vivasp.com) é especialista em mídia social e projetos colaborativos na Web. Autor do livro 'Conectado' com lançamento previsto para agosto de 2007 pela Jorge Zahar Editora, e responsável pelos projetos LeiaLivro.com.br e VivaSP.com, mantém o blog Coletivo.com
Rafael Evangelista é jornalista e doutorando em antropologia (Unicamp). Entre seus temas de pesquisa estão ciência e sociedade, percepção pública da ciência, internet, jornalismo, comunidades virtuais, movimentos sociais e software livre. É editor da revista eletrônica ComCiência e colunista do site Dicas-L (seção Zona de Combate).
Nenhum comentário:
Postar um comentário