11 de mai. de 2007

Possibilidade de acesso

Por Irineu Franco Perpetuo

A expansão da internet e das redes informacionais chegou em um momentodelicado para a divulgação das expansão das expressões eruditas na música. A vida de concertos concentrava-se apenas nos grandes centros; os discos,importados, raros e caríssimos, estavam disponíveis apenas em meia dúzia delojas especializadas das maiores cidades; e a publicação e distribuição de partituras havia sido reduzida à beira da inexistência. Some-se a isso aescassez de bibliotecas em geral (e de acervos musicais para consulta emparticular) no país, e a falta de discotecas públicas (locais em que se podem ouvir e retirar discos) para se ter uma idéia dos gargalos que osmeios tradicionais de difusão de cultura impunham à expansão das expressõeseruditas da música no Brasil.A Internet e as redes informacionais chegaram para oferecer possibilidades que mal começamos a explorar, mas que já fazem a diferença paracompositores, intérpretes e aficionados, reduzindo sesivelmente nossadependência dos caprichos de gravadoras, editoras ou agente de concertos. Aweb nos permite ter acesso instantâneo aos grandes mestres do passado, bemcomo aos talentos emergentes; facilita que se conheçam e difundam asprincipais criações da História da Música, bem como as obras que estão, hoje, escrevendo essa mesma História. É claro que a utilização destaspossibilidades será ampliada ou restringida na proporção direta em que seamplia ou se cerceia a liberdade de troca de informação em rede. Seria ironicamente triste se um conceito engessado e ultrapassado de propriedadeintelectual, cristalizado sob a forma dinossáurica do copyright, acabassepor bloquear as estradas que a tecnologia digital está a nos abrir.

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