10 de mai de 2007

"Iconomia"

Por Gilson Schwartz

Acredito que existe uma economia própria da cibercultura tão intensamente que até inventei uma nova "ciência" para dar conta das características da "nova economia", denominando-a "Iconomia". Ela é tema de uma disciplina, na USP, que estamos oferecendo para alunos de engenharia, economia, administração e contabilidade, ciência da computação, comunicações e artes.
Vivemos uma economia em que o valor da informação estáassociado ao processo produtivo de imagens, ícones e idéias compartilhadas em redes digitais. Pode-se dizer que é uma economia digital ou que evolui na medida em que a própria cibercultura se traduz em ecossistemas (já nem cabe falar apenas de mercado), em que o proprietário e o não-proprietário negociam permanentemente suas fronteiras.
A sustentabilidade digital depende de nossa sabedoria na gestão desses ecossistemas complexos emergentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de matricular-me nessa matéria

Parece um ótimo tema para discussão.