10 de mai. de 2007

"Iconomia"

Por Gilson Schwartz

Acredito que existe uma economia própria da cibercultura tão intensamente que até inventei uma nova "ciência" para dar conta das características da "nova economia", denominando-a "Iconomia". Ela é tema de uma disciplina, na USP, que estamos oferecendo para alunos de engenharia, economia, administração e contabilidade, ciência da computação, comunicações e artes.
Vivemos uma economia em que o valor da informação estáassociado ao processo produtivo de imagens, ícones e idéias compartilhadas em redes digitais. Pode-se dizer que é uma economia digital ou que evolui na medida em que a própria cibercultura se traduz em ecossistemas (já nem cabe falar apenas de mercado), em que o proprietário e o não-proprietário negociam permanentemente suas fronteiras.
A sustentabilidade digital depende de nossa sabedoria na gestão desses ecossistemas complexos emergentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostaria de matricular-me nessa matéria

Parece um ótimo tema para discussão.